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Capacitor de Partida (Eletrolitico)

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Manual
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108/130Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1010501
Referência: C2S-901010501
108/130Uf 110Vca 50/60Hz
108/130Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1011801
Referência: C2S-901011801
108/130Uf 220Vca 50/60Hz
124/149Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1010601
Referência: C2S-901010601
124/149Uf 110Vca 50/60Hz
124/149Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1011901
Referência: C2S-901011901
124/149Uf 220Vca 50/60Hz
130/156Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1010701
Referência: C2S-901010701
130/156Uf 110Vca 50/60Hz
130/156Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1012001
Referência: C2S-901012001
130/156Uf 220Vca 50/60Hz
145/175Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1010801
Referência: C2S-901010801
145/175Uf 110Vca 50/60Hz
145/175Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1012101
Referência: C2S-901012101
145/175Uf 220Vca 50/60Hz
161/193Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1010901
Referência: C2S-901010901
161/193Uf 110Vca 50/60Hz
161/193Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1012201
Referência: C2S-901012201
161/193Uf 220Vca 50/60Hz
189/227Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1011001
Referência: C2S-901011001
189/227Uf 110Vca 50/60Hz
189/227Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1012301
Referência: C2S-901012301
189/227Uf 220Vca 50/60Hz
216/259Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1011101
Referência: C2S-901011101
216/259Uf 110Vca 50/60Hz
216/259Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1012401
Referência: C2S-901012401
216/259Uf 220Vca 50/60Hz
243/292Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1011201
Referência: C2S-901011201
243/292Uf 110Vca 50/60Hz
243/292Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1012501
Referência: C2S-901012501
243/292Uf 220Vca 50/60Hz
270/324Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1011301
Referência: C2S-901011301
270/324Uf 110Vca 50/60Hz
324/389Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1011401
Referência: C2S-901011401
324/389Uf 110Vca 50/60Hz
324/389Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1012701
Referência: C2S-901012701
324/389Uf 220Vca 50/60Hz
338/414Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1011501
Referência: C2S-901011501
338/414Uf 110Vca 50/60Hz
338/414Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1012801
Referência: C2S-901012801
338/414Uf 220Vca 50/60Hz
378/454Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1011601
Referência: C2S-901011601
378/454Uf 110Vca 50/60Hz
378/454Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1012901
Referência: C2S-901012901
378/454Uf 220Vca 50/60Hz
400/480Uf 110Vca 50/60Hz
Código: 1011701
Referência: C2S-901011701
400/480Uf 110Vca 50/60Hz
400/480Uf 220Vca 50/60Hz
Código: 1013001
Referência: C2S-901013001
400/480Uf 220Vca 50/60Hz

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Descrição

Caracteristicas técnicas

Material Filme de polipropileno metalizado
Temperatura de operação -40 até 70℃
Frequência de operação 50/60Hz
Tipo de construção Resinado
Montagem Corpo plástico auto extinguivel (não propaga chamas)
Máxima tensão entre os terminais 1,75 vezes a tensão nominal por 2 segundos
Máxima tensão entre os terminais e a caixa 2000Vca por 2 segundos
Classe de proteção P0
Máxima tensão contínua 5% maior que a nominal
Normas de referência GB3667-1997, IEC60252-1993

 

 

 


 

Onde é usado os capacitores de partida? 

 

Motor monofásico é um tipo de motor que possui apenas um conjunto de bobinas e sua alimentação é feita por uma única fase de corrente alternada. Dessa forma, este tipo de motor absorve energia elétrica de uma rede monofásica e transforma-a em energia mecânica. Os motores monofásicos são empregados para cargas que necessitam de motores de pequena potência como, por exemplo, motores para ventiladores, geladeiras , impressoras e furadeiras portáteis.

 

 

 

Motor de Indução
Os motores de indução possuem um único enrolamento no estator. Esse enrolamento gera um campo magnético que se alterna juntamente com as alternâncias da corrente. Nesse caso, o movimento provocado não é rotativo.

Funcionamento
Quando o rotor estiver parado, o campo magnético do estator, ao variar sua polaridade entre norte e sul, induz no rotor uma corrente induzida.

O campo gerado no rotor, devido a corrente induzida, tem polaridade oposta a do estator. Assim, a oposição dos campos exerce um conjugado na parte inferior e superior do rotor, o que tenderia girá-lo 180° de sua posição original. Como o conjugado é igual em ambas as direções, pois as forças são exercidas pelo centro do rotor e em sentidos contrários, o rotor continua parado.

Por esse motivo os motores monofásicos têm seu acionamento diferente dos motores trifásicos, vejamos os tipos de acionamentos:

Método fase dividida:
o motor é enrolado com dois enrolamentos o principal e o auxiliar, o auxiliar tem sua resistência maior que o principal, com isso os campos ficam defasados entre as bobinas e surge um campo magnético girante, levando o motor a partida. É importante salientar que o enrolamento auxiliar deve ser desligado quando o motor atinge 85% da velocidade nominal do mesmo, isso geralmente é feito através de um interruptor centrifugo-platinado que desliga o enrolamento ao atingir essa velocidade.


Método com capacitor de partida:
Também faz uso de um enrolamento auxiliar só que ligado em série com um capacitor de partida, que faz com que o atraso entre as bobinas seja maior que no método anterior, aumentando o conjugado de partida.


Método com capacitor de partida e capacitor de marcha:
Nesse método, como nos outros, também se faz uso do enrolamento auxiliar, só que nesse caso o enrolamento auxiliar não é desligado. O funcionamento é o seguinte: quando o motor é ligado, os dois capacitores estão ligados em paralelo (partida e marcha). Quando o motor atinge 75% da velocidade nominal, o interruptor desliga o capacitor de partida deixando sempre o enrolamento ligado e com o capacitor de marcha ligado com ele.


Método com capacitor permanente:
Nesse caso o enrolamento auxiliar (junto com um capacitor de marcha) fica ligado permanentemente, esse método é empregado principalmente em ventiladores de teto.


Método com bobina de arrastamento:
Nesse método o motor não possui enrolamento auxiliar, no estator do motor se constrói duas bobinas (além da principal), geralmente com uma ou duas voltas de fio, com uma espessura razoavelmente grande, essas bobinas ficam curto-circuitadas e se localizam numa porção de cada polo do estator, com a energização do motor a bobina principal induz nessas bobinas uma corrente fazendo que elas criem um campo magnético defasado da principal e inicie o movimento do motor.

 

 

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