0
0
Menu

Porque corrigir o fator de potência

Postado em 21 de fevereiro de 2023

A correção do fator de potência é um assunto muito importante quando se trata da eficiência energética das instalações elétricas. O fator de potência é a relação entre a energia ativa, usada para gerar trabalho, e a energia total que é consumida em uma instalação. Um baixo fator de potência significa que uma parcela significativa da energia está circulando pela instalação não está sendo aproveitada de fato para gerar trabalho, imponto um regime de trabalho mais severo à instalação, aumentando o desperdício e, consequentemente, prejudicando a eficiência energética.

A correção do fator de potência costuma ser realizada através de banco de capacitores. Esse equipamento tem como finalidade compensar a energia reativa dos indutores, que são as cargas mais comuns de uma planta industrial. Os capacitores são capazes de suprir a demanda de energia reativa dos indutores, e se utilizados da forma correta, reduzem a corrente de todo o circuito aumentando a vida útil dos equipamentos e diminuindo parte das percas.

A seguir, listamos algumas vantagens da correção do fator de potência:

1 - Redução dos custos com energia elétrica: a correção do fator de potência resulta em uma redução dos custos com energia elétrica, pois diminui as perdas que são geradas pelo aumento da corrente elétrica. Mas a principal redução no valor da conta se dá pela extinção da multa que é imposta pelas concessionárias de energia para unidades consumidoras com alto consumo reativo, levando em consideração a proporção de consumo de energia ativa. O consumo de energia reativa é tolerado enquanto o fator de potência estiver igual ou acima de 0,92, e por isso a correção é tão importante.

2 - Aumento da capacidade de carga: a correção do fator de potência permite que a instalação elétrica tenha uma maior capacidade de carga, ou seja, possa receber mais equipamentos sem que haja sobrecarga na rede elétrica. Isso acontece por conta da redução da corrente elétrica que é promovida estando com o fator de potência mais próximo de 1.

3 - Melhoria da eficiência energética: a correção do fator de potência contribui para a melhoria da eficiência energética, pois ao reduzir a corrente, reduz também as perdas elétricas. Isso significa que a instalação elétrica passa a funcionar de forma mais eficiente, consumindo menos energia para realizar as mesmas atividades.

4 - Redução do impacto ambiental: a correção do fator de potência contribui para a redução do impacto ambiental, pois reduz o consumo de energia elétrica, que é gerada a partir de fontes não renováveis, como as termelétricas. Além disso, a redução das perdas elétricas também contribui para a preservação do meio ambiente.

5 - Aumento da vida útil dos equipamentos: a correção do fator de potência contribui para o aumento da vida útil dos equipamentos elétricos, pois reduz o desgaste provocado pelas sobrecargas elétricas. Isso significa que a instalação elétrica passa a ter uma vida útil mais longa, reduzindo os custos com manutenção e substituição de equipamentos.

Em resumo, a correção do fator de potência é um processo que traz muitas vantagens para a eficiência energética das instalações elétricas. Além de reduzir os custos com energia elétrica e aumentar a capacidade de carga, contribui para a preservação do meio ambiente e para o aumento da vida útil dos equipamentos da instalação.




Atendimento:
Seg a Sexta
7h42 às 12h - 13h30 às 18h00
Parcelamento:
Compre no cartão
em até 12x
Envio Rápido:
Pedidos confirmados até 12h00
são despachados no mesmo dia
Site Seguro:
Suas informações estão
sempre protegidas
Siga nossas redes sociais
SAC
SAC
Televendas
+55 (47) 3521-0448
+55 (47) 3525-4790
+55 (47) 99973-5737
+55 (47) 99988-0010
Formas de Pagamento
Mais de 25 milhões de itens vendidos
Brasiltec é uma marca do grupo C2S Business - CNPJ 08.754.254/0001-07
Endereço: Aldo Luiz Cristofolini, 390, Galpão 3000 M² - Taboão - Rio do Sul - SC, CEP 89160-765
Tecnologia: S2S System