0
0
Menu

Eficiência energética em edifícios comerciais: medidas e tecnologias para economizar energia elétrica

Postado em 16 de fevereiro de 2023
Os edifícios comerciais consumem grandes quantidades de energia elétrica, seja para iluminação, ar-condicionado, aquecimento e outros equipamentos. Além de impactar significativamente no meio ambiente, esse consumo elevado também pode ter um impacto financeiro significativo para as empresas. Felizmente, existem várias medidas e tecnologias que podem ser implementadas para tornar os edifícios comerciais mais eficientes energeticamente e, assim, reduzir o custo de energia e contribuir para um futuro mais sustentável.

A iluminação é uma das áreas mais importantes para a eficiência energética em edifícios comerciais. A utilização de lâmpadas de LED é uma das medidas mais simples e eficazes que pode ser implementada. Além disso, o uso de sensores de presença e luz natural para controlar a iluminação também pode ser uma boa opção, pois desliga a iluminação quando não é necessária e aumenta a eficiência energética.

Outra área importante é o ar-condicionado. É importante verificar regularmente se os sistemas de ar-condicionado estão funcionando corretamente e se são bem isolados para evitar vazamentos de ar frio ou quente. Além disso, o uso de termostatos programáveis e sensores de presença para controlar o ar-condicionado também pode ser uma boa opção, pois desliga o compressor quando não é necessário e aumenta a eficiência energética.

O aquecimento também é uma área importante para a eficiência energética em edifícios comerciais. O uso de sistemas de aquecimento eficientes, como aquecedores de água a gás ou bombas de calor, pode ajudar a economizar energia. Além disso, o uso de isolamento adequado e janelas de vidro duplo também pode ajudar a manter o calor dentro do edifício e, assim, reduzir a necessidade de aquecimento.

Outras tecnologias que podem ser implementadas para aumentar a eficiência energética em edifícios comerciais incluem a geração de energia solar, a utilização de sistemas de gerenciamento de energia e a automação de edifícios. Todas as maneiras abordadas até aqui visam a economia e indiretamente melhoram nossa qualidade de vida, já que contribuem para um menor impacto ambiental relacionado à geração de energia elétrica. Porém existe uma forma muito eficiente de economizar energia e aumentar a qualidade de vida de maneira direta e imediata: otimizar ao máximo a utilização da luz natural.

A luz natural traz diversos benefícios aos seres humanos, como por exemplo o estímulo da produção de vitamina D, regulação do ciclo circadiano, diminuição da pressão arterial, fortalecimento ósseo, muscular e do sistema imunológico. Assim como há diversos benefícios (a maioria nem foram citados), há também diversas maneiras de se utilizar a luz do sol para iluminação.

Além de ajudar a melhorar a qualidade do ar, instalar janelas amplas é uma das maneiras mais eficazes de aproveitar a luz natural. Átrios são excelentes também, pois permitem a entrada de luz solar em áreas que não possuem paredes com um dos lados para fora. Algumas luminárias são instaladas no teto e usam painéis de vidro, que permitem a entrada de luz natural e reduzem a necessidade de iluminação artificial. Existem ainda refletores que captam a luz solar no lado de fora do edifício e direcionam para o lado de dentro através de cabos de fibra ótica, podendo levar iluminação natural até mesmo para o subterrâneo.

A última solução dessa lista, também voltada para iluminação, mescla o uso de luz natural e artificial através de sensores. Estes sensores medem o nível de luz natural para controlar a iluminação artificial. De acordo com a quantidade de luz natural disponível, a iluminação artificial pode ser desligada ou ter sua potência reduzida.

Maneiras de economizar energia não faltam, e provavelmente você já atende algum cliente em que pode implementar alguma uma destas medidas. Fazendo um estudo e comprovando o retorno financeiro do investimento, certamente não será difícil vender seu serviço.



Atendimento:
Seg a Sexta
7h42 às 12h - 13h30 às 18h00
Parcelamento:
Compre no cartão
em até 12x
Envio Rápido:
Pedidos confirmados até 12h00
são despachados no mesmo dia
Site Seguro:
Suas informações estão
sempre protegidas
Siga nossas redes sociais
SAC
SAC
Televendas
+55 (47) 3521-0448
+55 (47) 3525-4790
+55 (47) 99973-5737
+55 (47) 99988-0010
Formas de Pagamento
Mais de 25 milhões de itens vendidos
Brasiltec é uma marca do grupo C2S Business - CNPJ 08.754.254/0001-07
Endereço: Aldo Luiz Cristofolini, 390, Galpão 3000 M² - Taboão - Rio do Sul - SC, CEP 89160-765
Tecnologia: S2S System