0
0
Menu

Usar blocos de distribuição vai deixar seu painel mais barato

Postado em 22 de fevereiro de 2023

Blocos de distribuição e barramentos de cobre são dois tipos de componentes elétricos usados em sistemas de distribuição de energia. Embora ambos tenham a função de distribuir a energia elétrica, existem algumas diferenças entre eles em termos de vantagens e desvantagens.

Uma das principais vantagens dos blocos de distribuição prontos é que eles são mais fáceis de instalar do que os barramentos de cobre. Os blocos de distribuição prontos geralmente vêm com terminais de conexão, o que significa que o instalador não precisa furar o barramento e fazer rosca, ou mesmo usar uma porca com arruela. Além disso, os blocos de distribuição prontos geralmente têm uma configuração modular, o que significa que eles podem ser facilmente adicionados ou removidos para acomodar mudanças na configuração do sistema elétrico.

Outra vantagem dos blocos de distribuição prontos é que eles são mais seguros. Os blocos de distribuição prontos são geralmente projetados com terminais isolados, o que significa que há menos risco de choque elétrico durante a instalação, manutenção ou inspeção. Além disso, muitos blocos de distribuição prontos vêm com recursos de segurança adicionais, como capas protetoras para os terminais, que reduzem ainda mais o risco de lesões durante a instalação.

O espaço necessário para instalação é um ponto extremamente favorável aos blocos de distribuição, já que, pelo seu processo de produção industrial, é muito mais otimizado e ocupa bem menos espaço. Isso acaba refletindo inclusive no preço do painel, sendo possível adquirir um modelo menor na maioria dos casos.

Por outro lado, os barramentos de cobre têm algumas vantagens em relação aos blocos de distribuição prontos. Uma das principais vantagens dos barramentos de cobre é que, por conta da possibilidade de personalização total, podem suportar correntes elétricas mais altas do que os blocos de distribuição prontos. Isso significa que os barramentos de cobre são mais adequados para aplicações de alta potência, como sistemas de distribuição de energia em grandes fábricas, ou aplicações onde há necessidade grande de personalização.

Na hora de avaliar a viabilidade financeira das duas soluções, os barramentos costumam ser mais baratos se forem analisados somente os dois itens, mas somando todos os custos adicionais envolvidos, acabam por se tornar mais caros na grande maioria das vezes.

Um barramento convencional precisa ser cortado, dobrado, furado, roscado, isolado, é necessário comprar parafusos para os cabos, isoladores para fixação, um painel suficientemente grande, entre outras obrigações a depender da aplicação. Somando os materiais adicionais, o desgaste do ferramental e a mão de obra muito maior, o orçamento se torna favorável aos blocos de distribuição prontos.

Outro fator significativo que é positivo para os blocos de distribuição, é o fato de não depender da habilidade de quem está montando o painel. Isso proporciona mais confiabilidade, uma vez que os erros humanos se tornam menos prováveis. Outra vantagem relacionada é o fato de não haver a necessidade de se ter tantas ferramentas para montar um painel com esses produtos.

Em resumo, os blocos de distribuição devem ser priorizados por conta da sua lista de vantagens, que vão desde a agilidade até a economia. Para os casos em que não é possível trabalhar com blocos de distribuição, como quando há uma necessidade grande de personalização ou quando a corrente é muito alta, aí os barramentos são uma boa pedida.




Atendimento:
Seg a Sexta
7h42 às 12h - 13h30 às 18h00
Parcelamento:
Compre no cartão
em até 12x
Envio Rápido:
Pedidos confirmados até 12h00
são despachados no mesmo dia
Site Seguro:
Suas informações estão
sempre protegidas
Siga nossas redes sociais
SAC
SAC
Televendas
+55 (47) 3521-0448
+55 (47) 3525-4790
+55 (47) 99973-5737
+55 (47) 99988-0010
Formas de Pagamento
Mais de 25 milhões de itens vendidos
Brasiltec é uma marca do grupo C2S Business - CNPJ 08.754.254/0001-07
Endereço: Aldo Luiz Cristofolini, 390, Galpão 3000 M² - Taboão - Rio do Sul - SC, CEP 89160-765
Tecnologia: S2S System