0
0
Menu

Tipos de trilho DIN: como escolher o modelo ideal?

Postado em 22 de fevereiro de 2023

Os trilhos DIN são utilizados na fixação de componentes elétricos e eletrônicos, e são bastante populares na indústria por conta da versatilidade que promovem. Tanto a fixação, quanto a desmontagem dos componentes compatíveis com este padrão se tornam extremamente fáceis e rápidas. Existem duas opções comuns de materiais usados na fabricação desses trilhos: alumínio e aço. Além disso, também costuma haver a possibilidade de escolha entre trilhos perfurados ou lisos. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, que serão discutidas neste artigo.

Uma das qualidades dos trilhos de alumínio, por se tratar de um material leve, é seu peso, que torna mais fácil a instalação e o manuseio. Isso também pode ser uma vantagem em relação ao peso total do painel. Outra característica benéfica é a resistência à oxidação, o que é importante em ambientes úmidos ou corrosivos. Além disso, por se tratar de um material mais mole, é mais fácil para cortar (se usar guilhotina ou serra manual), furar ou remover as rebarbas.

Por outro lado, o alumínio tem suas fraquezas também. A começar pela sua resistência mecânica, que é menor. O fato dele entortar com mais facilidade obriga o montador a trabalhar com mais pontos de fixação para garantir a possibilidade de fixar a mesma quantidade de componentes. Os trilhos de alumínio costumam ser mais caros que os de aço, e isso pode impactar no valor final do painel.

Já o aço é um material mecanicamente muito mais resistente, o que o torna uma opção mais adequada para aplicações que exigem resistência mecânica. Isso acontece quando o componente a ser fixado é pesado ou quando o vão entre um ponto de ancoragem e outro é muito grande. Um bom exemplo é quando se faz necessário fixar o trilho na tampa do painel, usando as cantoneiras laterais. Nesses casos o vão costuma ser grande e não se pode furar a tampa para adicionar um parafuso de fixação de dentro para fora.

Outra vantagem do aço em relação ao alumínio é que, usando esmerilhadeira, o processo de cortar é mais simples, mesmo que se utilize um disco de corte específico para alumínio para realizar a comparação. O preço dos trilhos de aço é mais baixo também, o que favorece esse material na hora da comparação.

Apesar das suas qualidades, o aço é propenso a oxidação, o que pode ser um problema em ambientes úmidos ou corrosivos. Pelo fato de ser mais pesado, será mais trabalhoso manuseá-lo e o painel também ficará um pouco mais pesado.

Tanto os trilhos de alumínio quanto os de aço possuem a variação lisa e perfurada, cada uma com suas características. Essas características são idênticas independente do material utilizado na fabricação.

A grande vantagem de se utilizar um trilho perfurado é a facilidade para fixar, pois como já é perfurado, não é necessário fazer furos adicionais. E sendo a instalação mais prática e rápida, consequentemente se economiza na mão de obra.

Os modelos lisos têm, por sua vez, outros benefícios. Um deles é o preço, pois seu processo produtivo é mais simples e por isso custa menos. Outro ponto importante é a resistência mecânica maior, já que possui mais material e por isso se torna um pouco mais resistente. Por fim, pode-se citar o fato de que a necessidade de fazer as furações para fixação pode ser encarada como um benefício, pois aumenta a possibilidade de personalização. O furo pode ser feito exatamente onde se deseja, para ficar com o mesmo centro de outra furação, por exemplo.

Ao considerar as vantagens e desvantagens dos trilhos DIN de alumínio ou de aço, seja perfurado ou liso, é importante levar em conta as necessidades específicas da aplicação. Para algumas situações certas características passam a ser mais relevantes, enquanto que outras perdem completamente sua importância. Portanto, todas as opções de trilhos DIN são úteis, desde que escolhidas da maneira correta.




Atendimento:
Seg a Sexta
7h42 às 12h - 13h30 às 18h00
Parcelamento:
Compre no cartão
em até 12x
Envio Rápido:
Pedidos confirmados até 12h00
são despachados no mesmo dia
Site Seguro:
Suas informações estão
sempre protegidas
Siga nossas redes sociais
SAC
SAC
Televendas
+55 (47) 3521-0448
+55 (47) 3525-4790
+55 (47) 99973-5737
+55 (47) 99988-0010
Formas de Pagamento
Mais de 25 milhões de itens vendidos
Brasiltec é uma marca do grupo C2S Business - CNPJ 08.754.254/0001-07
Endereço: Aldo Luiz Cristofolini, 390, Galpão 3000 M² - Taboão - Rio do Sul - SC, CEP 89160-765
Tecnologia: S2S System