0
0
Menu

Controlar a temperatura de um painel elétrico industrial não é uma opção

Postado em 21 de fevereiro de 2023

Em um ambiente industrial, os painéis elétricos são peças-chave para garantir o funcionamento dos equipamentos e do sistema elétrico como um todo. Diferentemente de um painel de disjuntores residencial, os painéis industriais costumam conduzir cargas maiores e consequentemente gerar mais calor. É comum também que possuam componentes que geram calor por natureza. No entanto, a temperatura dentro de um painel elétrico pode afetar diretamente o seu desempenho e vida útil.

O excesso de calor dentro do painel elétrico vai provocar o mal funcionamento dos equipamentos, e pode causar danos irreversíveis aos componentes como fusíveis, relés, contatores, fontes, drivers etc. Isso pode levar a paralisação do processo produtivo, além de gerar altos custos com manutenção e substituição de peças.

Além disso, a elevação da temperatura pode afetar a segurança dos trabalhadores. A queima de fios e cabos elétricos pode gerar riscos de curto-circuito e incêndio, colocando em risco a integridade física dos colaboradores e também o patrimônio da empresa.

Por outro lado, temperaturas muito baixas podem vir acompanhadas de umidade, e isso pode também ser extremamente prejudicial. Quando expostos à umidade, os componentes podem apresentar falhas devido às fugas de corrente causadas pela própria umidade ou pela oxidação que ela costuma causar. A oxidação pode também interromper a passagem da energia por algum circuito, e na mesma causar falhas.

Para evitar esses problemas, é fundamental controlar a temperatura dentro do painel elétrico industrial. Existem diversas técnicas e equipamentos disponíveis para realizar esse controle, como a utilização de ventiladores, desumidificadores, termostatos e até mesmo condicionadores de ar como os que são utilizados em casa.

Na maior parte dos casos, utiliza-se um ventilador na parte inferior e um exaustor na parte superior do painel. Assim, com o ventilador puxando o ar para dentro e o exaustor empurrando para fora, cria-se uma circulação de ar que vai resfriar os componentes. É importante que a circulação se dê de baixo para cima, uma vez que o ar mais quente tende a subir por conta da sua densidade menor. Tanto ventilador quanto exaustor costumam ser controlados por um termostato, que atua de acordo com a temperatura ajustada.

A escolha da técnica mais adequada depende das características do ambiente em que o painel está instalado, de como ele será fixado, da longevidade que se espera do painel, do tamanho dele, da quantidade e potência dos equipamentos, e muitos outros elementos. É importante destacar que a manutenção preventiva do painel elétrico também é essencial para garantir a sua eficiência e prolongar a vida útil dos componentes.

Um exemplo de manutenção preventiva que ajuda a manter a temperatura do painel adequada é a limpeza dos filtros de entrada e saída de ar. Com o tempo eles vão acumulando sujeira e acabam por ficar muito restritivos à passagem do ar, diminuindo a circulação por dentro do painel. Outro exemplo é o reaperto dos parafusos das conexões. Conexões ruins tendem a ter uma resistência mais alta, e portanto dissipam mais calor por conta do efeito Joule.

Em resumo, controlar a temperatura dentro de um painel elétrico industrial é uma medida importante para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos, evitar danos aos componentes eletrônicos e garantir a segurança dos trabalhadores. Investir em sistemas de controle de temperatura e manutenção preventiva pode trazer benefícios significativos em termos de produtividade, segurança e economia de custos a longo prazo.




Atendimento:
Seg a Sexta
7h42 às 12h - 13h30 às 18h00
Parcelamento:
Compre no cartão
em até 12x
Envio Rápido:
Pedidos confirmados até 12h00
são despachados no mesmo dia
Site Seguro:
Suas informações estão
sempre protegidas
Siga nossas redes sociais
SAC
SAC
Televendas
+55 (47) 3521-0448
+55 (47) 3525-4790
+55 (47) 99973-5737
+55 (47) 99988-0010
Formas de Pagamento
Mais de 25 milhões de itens vendidos
Brasiltec é uma marca do grupo C2S Business - CNPJ 08.754.254/0001-07
Endereço: Aldo Luiz Cristofolini, 390, Galpão 3000 M² - Taboão - Rio do Sul - SC, CEP 89160-765
Tecnologia: S2S System