0
0
Menu

As diferenças entre os bornes de conexão por mola e por parafuso

Postado em 14 de março de 2023
Os bornes são dispositivos utilizados para fazer a conexão entre os condutores elétricos e os equipamentos que precisam receber alimentação ou algum tipo de sinal elétrico . Existem vários tipos de bornes disponíveis no mercado, sendo mais comuns os modelos com aperto da conexão por mola e os modelos com aperto da conexão por parafuso.



Os bornes com aperto por mola têm como principal característica o fato de que eles possuem uma mola interna que deve ser comprimida para inserir o condutor no borne. Esse tipo de borne tem a vantagem de ser mais rápido de usar do que os bornes com aperto por parafuso, já que não é necessário apertar ou desapertar parafusos para fazer a conexão elétrica. Além disso, os bornes com aperto por mola proporcionam uma excelente conexão mesmo usando cabos flexíveis sem o uso de terminais na ponta.



Outra vantagem dos bornes com aperto por mola é que eles oferecem uma conexão mais segura e confiável do que os bornes com aperto por parafuso. Isso porque a mola interna garante que o condutor esteja sempre pressionado contra o borne, o que reduz o risco de que ele se solte com o tempo. Os bornes com aperto por mola também são mais resistentes à vibração, o que os torna ideais para uso em ambientes industriais ou até mesmo em aplicações não estáticas, proporcionando uma alta confiabilidade.



No entanto, os bornes com aperto por mola também apresentam algumas desvantagens. Por exemplo, eles podem ser mais caros do que os bornes com aperto por parafuso, o que pode ser uma consideração importante em projetos com orçamentos limitados. Além disso, eles não são encontrados em tamanhos compatíveis com correntes elétricas mais altas, já que seria necessário utilizar uma mola muito tensionada para proporcionar uma conexão capaz de suportar cargas elétricas elevadas.



Já os bornes com aperto por parafuso são um tipo mais tradicional de borne, que tem como principal característica o fato de que eles têm um parafuso que é apertado para fazer a conexão elétrica. Esse tipo de borne tem a vantagem de ser mais barato do que os bornes com aperto por mola e pode ser utilizado em uma ampla variedade de aplicações.



Outra vantagem dos bornes com aperto por parafuso é que eles são facilmente encontrados nos tamanhos compatíveis com as aplicações de alta corrente, já que o parafuso pode ser apertado com mais força do que a mola dos bornes com aperto por mola. Além disso, os bornes com aperto por parafuso são mais simples do que os bornes com aperto por mola, o que os torna ideais para projetos em que o uso será feito por pessoas comuns.



No entanto, os bornes com aperto por parafuso também apresentam algumas desvantagens. Por exemplo, eles demandam mais tempo para fixar o cabo, o que é pouco significativo quando se fala de poucas unidades, mas bastante relevante quando se é necessário instalar vários. Além disso, os bornes com aperto por parafuso podem ser mais propensos a se soltar com o tempo, o que pode levar a interrupções no fornecimento da alimentação dos componentes ou falhas devido à problemas nos sinais elétricos.



Em resumo, os bornes com aperto por mola e os bornes com aperto por parafuso têm suas próprias vantagens e desvantagens. Os bornes com aperto por mola são mais rápidos de usar, oferecem uma conexão mais segura e confiável, e são mais resistentes à vibração. No entanto, eles podem ser mais caros e podem não ser tão adequados para aplicações de alta corrente. Já os bornes com aperto por parafuso são mais baratos, mais adequados para aplicações de alta corrente, e mais simples de instalar. É importante avaliar cuidadosamente as necessidades do projeto antes de escolher qual tipo de borne utilizar.


Atendimento:
Seg a Sexta
7h42 às 12h - 13h30 às 18h00
Parcelamento:
Compre no cartão
em até 12x
Envio Rápido:
Pedidos confirmados até 12h00
são despachados no mesmo dia
Site Seguro:
Suas informações estão
sempre protegidas
Siga nossas redes sociais
SAC
SAC
Televendas
+55 (47) 3521-0448
+55 (47) 3525-4790
+55 (47) 99973-5737
+55 (47) 99988-0010
Formas de Pagamento
Mais de 25 milhões de itens vendidos
Brasiltec é uma marca do grupo C2S Business - CNPJ 08.754.254/0001-07
Endereço: Aldo Luiz Cristofolini, 390, Galpão 3000 M² - Taboão - Rio do Sul - SC, CEP 89160-765
Tecnologia: S2S System