0
0
Menu

Chave boia elétrica com contrapeso

Postado em 09 de março de 2023

A boia elétrica é um dispositivo muito utilizado em diversos processos industriais para controle de nível em reservatórios de líquidos. Trata-se de um sensor que detecta o nível do líquido em um determinado ponto e comuta um contato elétrico para acionar uma bomba, controlar uma válvula, ativar uma sinalização etc. O mesmo contato volta para o repouso em outro ponto, criando uma histerese que impede a bomba, por exemplo, de ficar ligando e desligando com muita frequência.

A diferença entre o ponto de comutação do contato e da volta para o repouso, ou seja, a histerese, é facilmente ajustada através de um contrapeso. O que faz o contato comutar ou retornar para o repouso é a inclinação da boia, e esta varia de maneira mais brusca a depender da distância do contrapeso e da boia. Quanto mais perto a boia estiver do contrapeso, menor a histerese. Pelo contrário, quanto mais longe, maior será o curso de subida ou descida do nível entre o ponto de comutação e repouso do contato.

Uma das principais características da chave boia elétrica é a sua facilidade de instalação e operação. Não é necessário fixá-la, e apenas ajustando o contrapeso se consegue determinar a histerese. Em relação à parte elétrica, com apenas alguns ajustes no circuito que receberá o sinal é possível utilizar em diversos tipos de aplicação, com as mais diferentes necessidades, o que a torna bastante versátil.

Além disso, a chave boia elétrica é um dispositivo bastante confiável no controle de nível, garantindo que o processo industrial seja executado de maneira eficiente e segura. Enquanto as condições de utilização estão de acordo com suas capacidades, não se costuma ter problemas com acionamentos ou desligamentos indevidos.

Outra vantagem da boia elétrica é sua durabilidade e resistência. Por ser um dispositivo bastante simples, sem muitas partes móveis ou peças que possam se desgastar facilmente, a chave boia elétrica pode ser utilizada por anos sem a necessidade de manutenção frequente.

No entanto, como toda tecnologia, a chave boia elétrica também apresenta algumas desvantagens. Uma delas é sua limitação na detecção de níveis intermediários de líquido. Como o dispositivo opera com dois pontos de referência, que vão determinar quando ligar e quando desligar, não se consegue realizar o controle ou leitura de níveis intermediários.

Além disso, a chave boia elétrica pode apresentar problemas de funcionamento em casos muito extremos de líquidos altamente densos e viscosos ou com alto teor de sólidos suspensos. Nessas situações, o dispositivo pode ficar obstruído ou ter sua operação comprometida, o que pode prejudicar o processo industrial.

Talvez a característica mais significativa dessa linha seja a o possibilidade de controle com pouca ou nenhuma necessidade de outros componentes. Tendo isso em vista somado ao fato de a própria boia ter um custo muito baixo, sua aplicação se torna muito simples e barata.

Em resumo, a chave boia elétrica é uma tecnologia bastante útil e eficiente para o controle de nível em processos industriais, apresentando vantagens como facilidade de instalação, baixo custo e alta durabilidade. No entanto, é importante considerar suas limitações e desvantagens antes de escolher essa tecnologia para o seu processo, como a impossibilidade de detectar níveis intermediários de líquido.




Atendimento:
Seg a Sexta
7h42 às 12h - 13h30 às 18h00
Parcelamento:
Compre no cartão
em até 12x
Envio Rápido:
Pedidos confirmados até 12h00
são despachados no mesmo dia
Site Seguro:
Suas informações estão
sempre protegidas
Siga nossas redes sociais
SAC
SAC
Televendas
+55 (47) 3521-0448
+55 (47) 3525-4790
+55 (47) 99973-5737
+55 (47) 99988-0010
Formas de Pagamento
Mais de 25 milhões de itens vendidos
Brasiltec é uma marca do grupo C2S Business - CNPJ 08.754.254/0001-07
Endereço: Aldo Luiz Cristofolini, 390, Galpão 3000 M² - Taboão - Rio do Sul - SC, CEP 89160-765
Tecnologia: S2S System