0
0
Menu

A temperatura da cor das lâmpadas

Postado em 17 de abril de 2023

As lâmpadas em geral possuem diferentes temperaturas de cor, e isso determina a forma como a iluminação é percebida pelos olhos de quem a enxerga. A temperatura de cor é medida em Kelvin (K) e representa seu tom, se mais amarelado ou azulado. Quanto maior a temperatura de cor, mais "fria" e azulada é a luz, enquanto as temperaturas mais baixas produzem luzes mais "quentes" e amareladas.

É verdade que soa estranho as cores mais quentes terem temperatura de cor mais baixa, enquanto as cores mais frias têm temperatura maior, mas isso se deve à forma como foi criado esse espectro de cores. Ao aquecer um metal, ele vai ficando avermelhado, como já se espera, mas à medida que a temperatura sobe, adquire tons mais azulados. Tais temperaturas foram registradas em um diagrama cromático que é usado até hoje para especificar diferentes tipos de lâmpada.

As temperaturas de cor mais comuns são:

Luz branca fria: entre 5.000K e 6.500K, é a temperatura de cor mais alta e produz uma luz branca brilhante, que é ideal para ambientes de trabalho, como escritórios e cozinhas, pois aumenta a atenção e ajuda a manter a concentração.

Luz branca neutra: entre 3.500K e 4.500K, é uma luz mais equilibrada, que não é tão "fria" quanto a luz branca fria, mas também não é tão "quente" quanto a luz amarela. É uma boa opção para áreas comuns, como salas de estar e banheiros.

Luz branca quente: entre 2.700K e 3.000K, é a temperatura de cor mais baixa e produz uma luz amarelada, que é ideal para áreas de descanso, como quartos e salas de jantar, pois é mais aconchegante e relaxante.

Além da temperatura de cor, é importante considerar a intensidade da luz, que é medida em lúmens (lm) e representa a quantidade de luz que uma lâmpada emite. Em geral, quanto mais lúmens, mais brilhante é a luz.

As lâmpadas de LED são as mais populares hoje em dia, pois consomem menos energia e duram mais do que as lâmpadas incandescentes. Além disso, as lâmpadas LED podem ser produzidas em uma ampla gama de temperaturas de cor, o que as torna muito versáteis. Estão disponíveis no mercado alguns modelos que inclusive podem variar a temperatura de cor de acordo com o desejado.

É importante lembrar que a escolha da temperatura de cor deve ser feita levando em consideração as atividades realizadas em cada ambiente. Por exemplo, em um escritório ou sala de estudos, a luz branca fria pode ser mais adequada, pois ajuda a manter a atenção e a concentração. Já em um quarto ou sala de estar, a luz branca quente pode ser mais aconchegante e relaxante.

Em resumo, as diferenças de temperatura de cor das lâmpadas podem influenciar a aparência e a funcionalidade de um ambiente. É importante escolher a temperatura de cor mais adequada para cada atividade e ambiente, levando em consideração a intensidade da luz e a sensação desejada. As lâmpadas de LED são uma ótima opção por serem versáteis e eficientes.




Atendimento:
Seg a Sexta
7h42 às 12h - 13h30 às 18h00
Parcelamento:
Compre no cartão
em até 12x
Envio Rápido:
Pedidos confirmados até 12h00
são despachados no mesmo dia
Site Seguro:
Suas informações estão
sempre protegidas
Siga nossas redes sociais
SAC
SAC
Televendas
+55 (47) 3521-0448
+55 (47) 3525-4790
+55 (47) 99973-5737
+55 (47) 99988-0010
Formas de Pagamento
Mais de 25 milhões de itens vendidos
Brasiltec é uma marca do grupo C2S Business - CNPJ 08.754.254/0001-07
Endereço: Aldo Luiz Cristofolini, 390, Galpão 3000 M² - Taboão - Rio do Sul - SC, CEP 89160-765
Tecnologia: S2S System